O mundo precisa agir AGORA para reciclar baterias de carros elétricos
0Mais uma vez o início de uma indústria promissora não coloca os olhos sobre o fim do processo. O que vai acontecer com as baterias dos carros elétricos ao final da sua vida útil?
As tecnologias de reciclagem de baterias em fim de vida não estão acompanhando o rápido aumento dos carros elétricos, armazenando um potencial enorme problema de gerenciamento de resíduos para o futuro, de acordo com um novo estudo.
Estamos novamente jogando para o futuro um enorme problema de gerenciamento de resíduos
Embora os carros elétricos ofereçam uma solução para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, os governos e a indústria precisam agir agora para desenvolver uma infraestrutura de reciclagem robusta para atender às futuras necessidades de reciclagem.
O estudo, realizado em colaboração com pesquisadores das universidades de Newcastle e Leicester, foi publicado na edição de 150 anos da Nature.
O Dr. Gavin Harper é o principal autor do artigo. Ele disse: “A reciclagem das baterias é desafiadora: há uma enorme variedade nas químicas, formas e desenhos das baterias de íon de lítio usadas nos veículos elétricos. As células individuais são formadas em módulos, que são então montados em baterias. Para reciclá-las com eficiência, elas devem ser desmontadas e os fluxos de resíduos resultantes separados. Também como lítio, essas baterias contêm vários outros metais valiosos, como cobalto, níquel e manganês, e existe o potencial de melhorar os processos atualmente usados para recuperar essas para reutilização”.
A questão dos resíduos de baterias de íon de lítio já é significativa e deve crescer à medida que a demanda por carros elétricos aumenta. A frota mundial de carros elétricos chegou a 3,2 milhões de unidades no início de 2018, portanto é fácil prever que teremos um grandioso número de resíduos de baterias quando esses veículos chegarem ao fim de suas vidas.
No Brasil esse assunto pode até não chamar atenção no momento, pois não a previsão dos carros elétricos fazerem sucesso por aqui, mas é só lembrar que a garrafa PET – para citar apenas um exemplo – foi criada para ser reciclada, mas esqueceram de criar plantas de reciclagem suficientes para o número de garrafas produzidas.
O professor Andrew Abbott, da Universidade de Leicester e coautor do artigo, disse: “A eletrificação de apenas 2% da atual frota mundial de carros representaria uma linha de carros que poderiam se estender pela circunferência da Terra – 140 milhões de veículos.
Claramente, o aterro não é uma opção para essa quantidade de resíduos. Encontrar maneiras de reciclar baterias de carros elétricos não apenas evitará um enorme fardo no aterro, como também nos ajudará a garantir o fornecimento de materiais críticos, como cobalto e lítio, que certamente são a chave para uma indústria automotiva sustentável”.
O estudo identifica vários dos principais desafios que os engenheiros e formuladores de políticas precisarão enfrentar, incluindo:
– Desenvolvimento de métodos rápidos de reparo e reciclagem
– Melhorar o diagnóstico do estado de funcionamento das baterias
– Otimizar o design das baterias para reciclagem para permitir a desmontagem automatizada
– Desenvolver técnicas ou processos para garantir que os componentes não sejam contaminados durante a reciclagem.
“Essas baterias contêm grandes quantidades de energia e, no momento, ainda estamos relativamente despreparados sobre como lidamos com eles quando chegam ao fim de sua vida”, explica o co-autor Professor Paul Christensen, da Universidade de Newcastle.
Os usuários não sabem como prever o fim da vida de uma bateria, portanto têm dificuldades em planejar seu descarte correto
“Uma das áreas de pesquisa desse projeto é examinar a automação e como podemos desmontar com segurança e eficiência as baterias gastas e recuperar materiais valiosos como lítio e cobalto. O que precisamos é de uma visão urgente de todo o ciclo de vida da bateria – desde escavar os materiais no chão até descartá-los novamente no final”.
Paul Anderson, co-diretor do Birmingham Centre for Strategic Elements and Critical Materials, acrescenta: “Atender a esses desafios exigirá uma grande quantidade de ambição e uma abordagem consistente à formulação de políticas. Isso é essencial para criar soluções. dentro do processo de design que nos permitirá fazer uma transição suave e sustentável para veículos elétricos”.
Muitas das idéias sugeridas para a recuperação de materiais de alto valor serão testadas pelo Faraday Institution.
Com informações do www.sciencedaily.com
Se o tema ENERGIAS RENOVÁVEIS te interessa, veja como se especializar aqui!