Empreendedor sustentável
0Montar uma nova empresa é sempre desafiador. Se o empreendedor resolver que vai ser um negócio sustentável, vai ter ainda mais contratempos para ter sucesso, certo? Bem, pode até ser um elemento a mais, mas a disposição de criar um negócio que respeita o meio ambiente pode ser o diferencial para tornar o sonho em realidade.
Existe um mito sobre o brasileiro ser um empreendedor nato.
Uma busca rápida no Google mostra que boa parte da população quer ter seu próprio negócio. Mas aprofunde um pouco a pesquisa para entender os motivos desse desejo: salários baixos, insatisfação, relacionamentos ruins com os chefes, falta de perspectiva…
Todos querem fazer sucesso, mas quantos estão alinhados com o compromisso de fazer sucesso?
Todo mundo quer ser empresário, porque o termo foi glamourizado, como se fosse sinônimo de sucesso. É igual quando você ouve “Jogador de futebol” e pensa no craque que ganha milhões ou quando ouve “modelo” e pensa na top model. Na verdade, a maioria dos jogadores e das modelos, rala muito. E muito mais do que um assalariado. Com a diferença de ter o potencial de empreender uma carreira de sucesso.
Desmistificando: o que é empreendedorismo?
É a capacidade, competência e habilidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, normalmente ligados a algum tipo de negócio.
A pesquisa correta a se fazer deveria ser: Quantos brasileiros querem ter o compromisso, a capacidade de elaborar, coordenar e estabelecer um negócio no Brasil?
Saindo de mitos ou ilusões, o IBGE alerta: Mais da metade das empresas fundadas no Brasil fecha as portas após quatro anos de atividade.
Fracassos antes dos sucessos fazem parte da vida do empeendedor, mas assim como existem fatores que abalam a saúde de uma empresa, existem vários para que ela se mantenha aberta e seja lucrativa, traga satisfação aos proprietários e colaboradores. E, porque não dizer, que seja benéfica a sociedade e ao meio ambiente.
Na era em que estamos vivendo, as pessoas não aceitam mais o sistema imposto, portanto as regras estabelecidas também deixam de ter tanto peso. As pessoas começam a se desafiar, empresariando em modelos que não se encaixam no tradicional modelo capitalista.
Observe, boa parte dos jovens que tem vontade de montar seu próprio negócio, não dizem: “Vou montar um cartório de notas”, “Vou montar uma empresa de cobranças”. Não. Eles querem ser artistas, montar uma Start up colaborativa, ser Empreendedores Sustentáveis.
Só faz sentido se impactar positivamente!
Veja abaixo alguns dos inúmeros exemplos de negócios que estão surgindo, baseados em uma economia mais justa, solidária e ecoeficiente.
O Adriano David da Ecofour Produtos Ecológicos, por não encontrar nada no mercado para suprir sua necessidade, decidiu criar armários de vestiário que não enferrujassem, que fossem mais resistentes e duráveis. E descobriu na reciclagem a maneira de fazer peças a partir de tubos de pasta de dente, que são substitutos do metal e da madeira, para uma diversidade incrível de móveis e utensílios diversos.
Hoje, é proprietário de uma indústria de reciclagem e sabe que o céu é o limite.
Rubens Demartini da Kerai Atitude Sustentável é designer de moda e sempre teve como objetivo aliar a profissão com a sustentabilidade, principalmente a questão ambiental e animal. Com muita persistência em usar matéria-prima reciclada certificada e orgânica certificada, criou a Kerai, que significa sonho na língua Kaiapó.
Conta com uma grande variedade de produtos: tênis, sapatilhas, bonés, camisetas, moletons, cerâmicas e até café orgânico.
A Maria Dias e o Toti, proprietários da Cake4You não viam mais sentido em empregos formais e decidiram largar tudo para fazer bolos em potes de vidro, incentivando a logística reversa da embalagem retornável.
Ainda que esta seja uma opção inicialmente mais custosa que embalagens descartáveis, o casal é enfático: “Estávamos insatisfeitos por entender que o meio ambiente é quem sofre com a geração de resíduo desenfreada”.
O Rafael Felsemburg, proprietário da Recikle acredita que cada um de nós tem o poder de mudar o mundo com pequenas decisões conscientes e sustentáveis e que é possível produzir e consumir de forma consciente, humanizando processos e cuidando do meio ambiente, co-criando assim um mundo melhor para todos.
Para o Rafael, só faz sentido se impactar positivamente!
Estes são quatro pequenos exemplos de uma transformação que está acontecendo em nossa sociedade, que não se conforma mais com o jeito nocivo que a economia vê os negócios sem pensar no custo ambiental.
Valorize o custo socioambiental e não apenas o resultado do produto pronto. Prestigie as empresas que estão alinhadas ao conceito de sustentabilidade!
Assista ao vídeo do Vitor Esprega, treinador da Pandora – Evolução Consciente que dá dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro.
Alinhou sua vocação e propósito de vida com sua veia empreendedora? Então veja Como montar uma empresa de reciclagem.